Mindfulness
Conheça abaixo o que é e como praticaar o Mindfulness.
Mindfulness é uma tradução para inglês da palavra Sati e é definido como “a capacidade de atenção plena”, e a ideia é que ao estarmos conscientes do que se passa no nosso corpo, na nossa mente, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções. Ou seja, de nos lembrarmos de prestar atenção, a ter consciência de nós próprios.
Você já percebeu que muitas vezes parece que a nossa mente tem vida própria e não assumimos a liderança sobre ela? Não temos nenhuma intenção ou nenhum propósito para os nossos pensamentos?
Pois no Mindfulness, o propósito (e intenção) é chave. Temos a intenção e o propósito de experienciarmos por inteiro, sendo ela a nossa respiração, certa emoção, uma ação específica ou uma parte do nosso corpo.
Quando praticamos Mindfulness estamos prestando atenção de propósito, no momento presente (aqui, agora) e buscamos não fazer julgamentos. Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças ou com pensamentos sobre o futuro.
Considerando que as pessoas hoje em dia funcionam no piloto automático, a intenção da prática de Mindfulness seria exatamente trazer a atenção plena para a ação no momento atual. ‘Intencional’ significa que o praticante de mindfulness faz a escolha de estar plenamente atento e se esforça para alcançar esta meta.
Uma das atitudes essenciais para a prática é ter a mente de iniciante. É se envolver com algo ou alguém como se fosse à primeira vez. As pessoas que praticam a mindfulness trazem essa atitude com elas durante todo o dia.
Abraham Joshua Heschel disse, “A vida é rotina e rotina é a resistência à maravilha.” A curiosidade leva a pessoa que é consciente voltar a ter contato com as maravilhas e possibilidades de vida.
Quais são os benefícios da prática?
Existem muitos benefícios da prática e já foi comprovado que o mindfulness ajuda a combater a ansiedade, depressão, melhora o sono, irritabilidade e o stress. Nossa memória também melhora, assim como nossa criatividade, resistência mental e física aumentam.
Além disso, estudos também confirmam que a meditação mindfulness é eficaz na redução do impacto de doenças graves ou terminais como a dor crônica, o câncer e o HIV/AIDS. Interessante, não é?
Aqui nos Estados Unidos a meditação mindfulness também é usada em crianças, principalmente com deficiência de atenção.
Passo a Passo para a Prática Mindfulness.
.
Formas de aplicar o Mindfulness na sua Vida.
Tente levar a consciência do aqui e agora para cada atividade do seu dia. Geralmente fazemos as atividades diárias de forma mecânica, automática e inconsciente. A partir de agora, todas as vezes que você for fazer alguma destas atividades, deliberadamente foque e preste atenção no que você está fazendo e experienciando no momento da ação.
1.Tomando banho:
Quando tomar um banho, imagine que é a primeira vez sentindo a água, sentindo o cheiro do sabão, ou vendo o vapor como ele muda perante os seus olhos.
Repare na temperatura da água e no movimento de suas mãos enquanto toma banho. Observe como durante o banho você também tem a tendência de ficar se relembrando de coisas que já aconteceram, ficar remoendo sentimentos, sonhando e/ou preocupando-se com o futuro.
Nestes momentos, apenas observe o processo de como sua mente trabalha e escapa do presente e retorne a sua experiência de tomar banho de forma completamente consciente, observe o que você está fazendo no momento, toda vez que sua mente for para qualquer outro lugar, gentilmente traga-a para o AQUI e AGORA, estando consciente de cada movimento e sensação.
2. Escovando os Dentes
Sinta as cerdas da sua escova de dente sobre os seus dentes, sinta o gosto da pasta de dente e o ardor em alguns pontos das suas papilas gustativas, observe em que região da sua língua elas são ativadas. Sinta as cerdas da sua escova enquanto você escova a sua gengiva, a língua, feche os olhos e experimente cada sensação.
3. Comendo
Até mesmo uma refeição ou lanche torna-se uma oportunidade para fazer uma pausa e refletir. Quando for comer algo deixe de lado as distrações. Agora observe tudo, desde o ato de segurar o garfo e levá-lo à sua boca a todas sensações que vão surgir ato de comer, o sabor dos alimentos, a textura, o contato dos seus dentes com o alimento, a mastigação e assim por diante.
4. Com as outras pessoas
Para mim é muito fascinante praticar mindfulness com as outras pessoas, principalmente com quem convivemos todos os dias. Seja presente com essa pessoa, escute tudo, preste atenção, não julgue, seja curioso.
Converse com ela como se fosse à primeira vez, como um namorado apaixonado que quer saber tudo e ouvir tudo da outra pessoa. Deixe de lado todas as distrações e por alguns minutos ou horas seja completamente presenta aquela pessoa.
Como praticar a meditação Mindfulness.
1. Tire um momento para você
Para começar, tente reservar de 3-5 minutos por dia para a prática. Lembre-se de que você nunca será capaz de ficar muitas horas em estado de Mindfulness. A mente humana é programada para vagar. E tudo bem com isso. Então, fique tranquila se perder a concentração.
Geralmente eu pratico a meditação mindfulness pela manhã quando acordo. No início comecei com 3 minutos, depois aumentei para 5 agora faço por 15 minutos. Parece pouco, mas é o suficiente para criar um balanço que dura por todo dia. Vez ou outra pratico no meu escritório no meio do dia.
2. Respire
Sente-se confortável em um lugar quieto, mãos sobre as coxas (palmas para cima ou para baixo) e respire naturalmente. Relaxe, focando nas sensações de seu estômago, peito ou narinas. Esteja ciente do sentido da sua própria respiração. Não precisa mudar o seu ritmo, apenas sinta a sensação física da sua respiração entrando e saindo do corpo.
3. Seja presente
Assim que perceber que está pensando em outro assunto, observe o que está pensando e guie suavemente a sua atenção de volta para a respiração. Não precisa de se criticar.
Mindfulness na respiração é tão simples como isso. Trazer uma sensação de atitudes conscientes para a sua experiência, como a curiosidade, a bondade e a aceitação.
Pode fazer este exercício num espaço de tempo tão curto quanto um minuto, ou então prolongá-lo o tempo que desejar.