5 Dicas para alavancar seu negócio na crise
Saiba abaixo sobre a 5 Dicas para alavancar seu negócio na crise.
Para continuar vendendo bem, é preciso inovação e atenção às tendências do mercado.
Para que os pequenos varejistas consigam superar essa fase, é preciso recuperar a confiança do consumidor. “Todo mundo está sem saber o que fazer nessa época de crise, mas o maior problema é a insegurança do consumidor”.
A insegurança com o próprio dinheiro faz com que o comprador repense cada vez mais os seus gastos e ainda corte boa parte deles. Para garantir o sucesso de seu negócio, o varejista deve mostrar para o consumidor, de alguma forma, que vale a pena continuar comprando em sua loja.
Esse momento de crise pode vir com muitas oportunidades que não podem ser desperdiçadas. “Quando a pessoa encontra um problema, ela vai ter que buscar alguma maneira de solucioná-lo. O bom é ir atrás de palestras, cursos e interagir para que se desenvolvam novas ideias para o empreendimento”.
Veja cinco dicas para que os empreendedores consigam impulsionar suas vendas mesmo com a crise:
1. Balanço geral
O começo do ano pode ser aproveitado para fazer um balanço de onde a empresa se encontra e traçar metas. “É bom fazer um mapeamento do que você tem pela frente e quais são os próximos passos”.
Nessa tomada de decisões, os funcionários não podem ser deixados de lado. Eles devem estar cientes dos motivos de certas medidas e incentivados a ajudar no aumento das vendas.
2. Inovação
Quando o empreendimento não está indo para frente, chegou o momento de pensar em novas estratégias para chamar a atenção do consumidor. Nessas horas, duas – ou mais – cabeças pensam melhor do que uma.
Chamar a equipe para ajudar com ideias inovadoras pode abrir caminhos que nunca foram pensados antes. “Acho bom que a empresa crie um tipo de benefício para os membros da equipe que tiverem as melhores ideias”.
3. Monitoramento de mercado
Empreendedores do setor varejista devem ficar atentos a tudo que está acontecendo ao seu redor. O mercado deve ser analisado atentamente, principalmente a concorrência.
“É preciso ficar atento a todos os tipos de concorrentes, diretos ou indiretos. Às vezes, uma coisa que está acontecendo em outro lugar pode te ajudar a definir quais ações tomar no seu negócio”.
4. Clientes
“A gente sempre fica preocupado em conseguir clientes novos. Mas, em primeiro lugar, é preciso reforçar a fidelização daqueles clientes que você já tem”.
É importante conseguir novos clientes, mas eles só serão conquistados se aqueles que já consomem seu produto se mostram satisfeitos.
Toda a equipe deve estar dedicada à missão de deixar o consumidor satisfeito, oferecendo o melhor atendimento.
5. Ambiente organizacional
O que era um diferencial virou necessidade. Investir na capacitação dos funcionários e na melhoria do ambiente organizacional é essencial.
Isso aumenta a produtividade e a qualidade do serviço realizado pela equipe, o que impacta diretamente no aumento das vendas do negócio.